Cheiro de chuva
Você já se perguntou porque é tão gostoso sentir o cheiro de chuva? Aquele cheirinho que fica após uma tempestade e que nos faz inspirar profundamente e abrir um sorriso?

Se você adora essa sensação, saiba que não é o único! O cheiro da chuva tem sido amplamente estudado pela ciência. Conhecido como petrichor, o cheiro da chuva é inclusive usado como fragrância de perfumes.
Vida, Renovação e Purificação
Além do cheiro da chuva que acabou de molhar a terra nos lembrar a infância, quando corríamos para um banho de chuva e nossos pais ficavam preocupados, o cheiro da chuva trás consigo um certo conforto emocional.
A chuva traz consigo a associação ao elemento água, símbolo de força, pureza e segundo a crença de muitos, possui um poder sagrado.
As chuvas que são acompanhadas de raios ajudam não só a demonstrar toda a força da natureza, como também a purificar o ar.
O que impacta diretamente na sensação que temos ao respirar, um ar menos poluído e muito mais saudável, que dá a sensação de revigorar.
É a partir da chuva que a vida começa a brotar nos campos, que as árvores ficam verdes e floridas. Portanto, sentir-se purificado e energizado após um temporal é normal! Tudo isso pode ocorrer pelo simples impacto do aroma da chuva.
O cheiro de chuva e o bem-estar
Os aromas possuem grande impacto na sensação de bem-estar. Se o aroma da chuva molhando a terra não lhe provoca nenhuma sensação boa, lhe convido a pensar no cheiro da sua casa durante a infância, quando sua mãe fazia o seu bolo favorito.
Esses cheiros ficam registrados em nossa memória e a simples lembrança deles, por muitas vezes arranca sorrisos.
Para alguns, o cheiro da chuva tem todo esse poder quase místico, de purificação e renovação das energias, causando a incrível sensação de relaxamento e bem-estar.
Os cheiros podem atuar sobre os sentimentos das pessoas!
O nariz funciona como uma espécie de porta de entrada para o cérebro. Ao sentir um cheiro seu nariz envia informações para o bulbo-olfatório que as transmite para o sistema límbico.
É justamente esse o sistema responsável por emoções e comportamentos. Por isso, o cheiro de chuva é algo tão forte e marcante para aqueles que passaram a infância em contato com a natureza e sentindo esse cheirinho de terra molhada.
Renovação e cheiro da chuva
A chuva possui o significado da renovação, do início de novos ciclos. Justamente por essas características, o cheiro de chuva impacta tão profundamente nos aspectos emocionais de quem tem esse tipo de ligação com a natureza.
Ao sentir o cheiro de chuva, muitas pessoas aproveitam para desfrutarem de um momento de calma e total introspecção.
Esse tipo de momento introspectivo é extremamente propício para pensar e tomar novas atitudes, aproveitando esse novo ciclo que a chuva gera no campo, para iniciar em sua própria vida um novo ciclo.
Novas amizades, novos pensamentos, novas atitudes, todas as mudanças positivas são sempre importantes na vida, sejam elas movidas pelo cheirinho da chuva ou não!
Que a água da chuva tem o poder de purificar o meio ambiente e trazer novos ciclos para os animais e as plantas, todos nós já sabemos. Mas você também pode aproveitar esse momento para mudar a sua rotina para melhor.
Mover-se em direção a novos ciclos faz parte da vida e é extremamente saudável! Seja pela inspiração de um dia chuvoso que te fez ficar em casa olhando a água escorrer pela janela ou pelo simples fato da necessidade, as mudanças são essenciais para a vida.
Dr. Anderson Silva
CRMSP 152951 - RQE 61217
- Mestre pelo Departamento de Psiquiatria da USP;
- Médico Psiquiatra Assistente do Hospital Sírio-Libanês;
- Membro da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP);
- Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Psiquiatria e Psiquiatra da Infância e Adolescência da Pós Médica/FABIN;
- Psiquiatra no Projeto PROADI-SUS da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein;
- Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade 9 de Julho 2019 a 2021;
- Supervisor da Residência de Psiquiatria da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo 2018 a 2020;
- Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria 2022 a 2023;
- Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP;
- Especialização em Dependência Química na USP;
- Titulo de Especialista em Psiquiatria pelas Associações Brasileira de Psiquiatria e Médica Brasileira;
- Cursos em The Harvard Medical School: Psychiatry 2014 e Psychopharmacology: A Masters Class(2015);